segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Psicologia Analítica


 
Meu amor por ele é antigo.
Chegou antes de conhecê-lo! Antes da Psicologia! 
Antes que a crítica do outro me destruísse!
Jung me chegou como uma chuva benfazeja depois de uma estiagem prolongada. 
Como um bálsamo para feridas novas. 
Como salvação!
Acreditava no que me diziam, e me achava tonta, bobinha, distraída (ainda sou...).
Vivia sonhando acordada e o despertar ( sempre por um "acorda Alice!") muitas vezes não era agradável.
Buscava dentro de mim, minhas respostas, meus estímulos, minhas referências - essa era minha viagem!
E mestre Jung me contou que eu era Introvertida. 
O dia em que achei o texto, onde ele explicava a diferença entre atitudes introvertidas e extrovertidas, me senti salva. 
Então era isso!!!! 
Uauhhh!!!
Eu não era Alice!!! ( ou era???).
Amei meu salvador.
E esperei o tempo necessário do amadurecimento pra seguir sua trilha.
E aprendi na Psicologia Analítica de Jung que não precisava de cura.
Que eu não tinha Déficit de Atenção.
Que  minha atenção tinha sim outro foco que não o desejado por minha mãe e professoras.
Aprendi com mestre Magaldi que "sintomas são amiguinhos".
Aprendi que dentre as 4 maneiras de perceber o mundo; sentimento - pensamento - sensação e intuição, algo em mim escolheu o primeiro, e isso exclui a possibilidade de eu ser lógica, racional e tantos quesitos exigidos pelo mundo moderno.
Aprendi que em mim vivem deusas e que Deméter tem um papel fundamental, 
mas que quando surge Afrodite, não mais me escandalizo nem fujo de mim.
Convivo!
Convivo com meus demônios, pois aprendi.
Aprendi que sou muitas e que há conteúdos meus que não percebo a não ser no outro.
E com isso aprendi a dar a devida importância a esse outro que me revela.
Aprendi que tenho um lado masculino que pode alterar minha fala, meu andar, meu humor, minha ansiedade, me tornar obstinada, obsessiva, crítica demais, verborrágica, sarcástica, irônica. Ufa!!!!
Caso seja negligenciado.
 
 
 
 
Aliás, aprendi que nada em mim pode ser negligenciado
 ( Alguém já me advertira: Orai e Vigiai!)
sob pena de infortúnio!!!
Aprendi que transito por Arquétipos 
( padrões de comportamento/sistemas de prontidão que são simultaneamente imagem e emoção e que são transmitidos hereditariamente com a estrutura cerebral como possibilidade herdada de ideias ou ordenador oculto delas).
Aprendi a importância dos símbolos e dos sonhos que são linguagem do inconsciente que por sua vez comanda minha vida, muito mais do que meu ego deseja e quer.
Aprendi muito sobre esse senhor; o ego.
Soube que ele pode se inflar, e eu ficar metida a besta.
E se a isso se juntar algum complexo ( agrupamento de ideias com acento emocional inconsciente), a coisa vai ficar punk!
Esse algo não assimilado e conflitante em mim, esse impedimento, pode também ser um estímulo para que eu me empenhe, desde que conscientizado.
Aprendi pouco, 
 porque Jung era muito sábio e sabido. Um pesquisador incansável. Dono de uma lucidez precoce. 
Eu que não entendo como ele conseguiu compilar tanto conhecimento em uma só vida,
 não vou achar que posso saber muito de Jung...
Pretensão desnecessária!
Inflação de ego! Rs...
 
 

 
Por isso, e por tantos outros motivos te convido à Análise!
Foi a melhor coisa que fiz por mim, e continuo fazendo.
Gasto mais do que no cabeleireiro, mas pretendo achar que fico melhorzinha lá dentro de mim.
Às vezes não é fácil não!
Definitivamente!
Mas também aprendi que não é bacana proteger minhas ilusões.
E assim, dona de mim eu sigo.
Rumo a mim mesma!

Um comentário: