segunda-feira, 21 de março de 2011

biologia explica a preguiça

A mitocondria é um organelo celular, ou seja uma parte da célula assim como o pulmão é um órgão do nosso corpo,  responsável pela respiração celular transformando glicose e oxigênio em energia para utilização da célula e consequentemente para o organismo.  

Uma pessoa que desempenha uma quantidade x de atividade física (sendo x uma quantidade baixa), seu organismo  não vendo necessidade de produção de muita energia começa a restringir a quantidade de mitocôndrias à quantidade mínima. Portanto com o tempo, mesmo essa pessoa desempenhando cada vez menos atividade,  vai se cansar mais cada vez e terá menos mitocôdrias para produzir energia para seu organismo.

Enquanto uma pessoa que desempenha uma quantidade  X  de atividade, e passa a desempenhar 2X  de  atividade, no início,  se cansará,   porém, se essa quantidade se mantiver  constante, o corpo   sentirá a necessidade de se adaptar,  produzindo o dobro de mitocôndrias para dar conta da nova demanda energética. Organismo adaptado a pessoa não se cansará mais e assim sucessivamente conforme for aumentando a atividade, mas o corpo produzirá mitocôndrias e quanto mais mitocôndrias mais resistência física a pessoa terá.

Moral: Quanto menos fizer atividade, menos terá vontade de fazer, quanto mais fizer atividade, mais terá vontade de fazer.

2 comentários:

  1. Parece que a creatina atua no transporte dos ATPs (adenosina trifosfato, molecula que transporta energia) do meio celular para as mitocondrias, por isso dá "um gás" a mais para quem malha. Podemos tomar creatina diariamente em doses bem menores que recomendadas para o pessoal de academia, como uma colher de café pelas manhãs. Deixa a mente e o cerebro mais "oxigenados" também...

    Os alquimistas estão chegando...

    ResponderExcluir