quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020



Resultado de imagem para olhar no espelho



Por que Auto Estima é bom?

Jesus ao ser interrogado por seus discípulos sobre um resumo de seus mandamentos, mandou essa;
“Amarás teu Deus de todo coração, de toda a tua alma, e de todo teu entendimento” Esse é o maior e o primeiro mandamento, disse o mestre.
O segundo, disse ele; “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.”


Você que já ouviu tantas vezes sobre esse tema, que o encontrou em livros, artigos, podcasts, etc... Sabe porquê da busca?
Eu te respondo:
Auto estima ou auto amor, ou o antigo amor próprio é bom porque se eu gostar (mesmo) de mim, vou me apoiar, me respeitar, me considerar, cuidar de mim com zelo e carinho, e desta forma,  não vou precisar do amor do outro, não vou mais me submeter as suas opiniões, suas vontades, críticas, elogios, subornos...
Serei livre, até para amar (mesmo)  o outro; sem joguinhos neuróticos, chantagenzinhas bobas, sem me fazer de coitadinho.
Se eu gostar mesmo de mim, vou me aceitar como sou, e ser minha companhia constante.
Se eu gostar mesmo de mim, não mais me constrangerei, me submeterei em busca de consideração, apoio, simpatia, chancela  de ninguém.
Serei livre!
Livre; sem prisões, sem algemas, sem me tornar refén de nada ou ninguém.
Claro que apreciarei a atenção alheia, o apoio recebido. Ficarei contente com elogios, com a aprovação, e chancelas. Mas não mais refén disso tudo.. Não mais dependente.
Terei então conquistado a Liberdade verdadeira e não a sensação de liberdade que se busca em esportes arriscados, sexo arriscado, alcool, drogas e tantas outras situações de risco.
Essa Liberdade me proporciona a oportunidade de trilhar meu caminho e da busca do autoconhecimento.
Mas, por incrível que pareça, não é fácil amar-se.
A  sociedade, a cultura, a mídia, a família, a escola...nos ensinou o amor neurótico; que deveríamos amar ao próximo, respeitá-lo, fazer todas as suas vontades e caprichos, pois dessa forma, ele, o próximo nos retribuiria com igual comportamento.
Mas não foi isso que encontramos.
E numa época de desconstrução de conceitos equivocados, passou da hora de resgatarmos o mandamento do mestre.
Amemo-nos.
Libertemo-nos do jugo da apreciação do outro.
Que o Amor nos liberte, e que esse amor seja em primeiro lugar pra nós, pois isso não é egoísmo, é mandamento.



Um comentário: